top of page

Método do calendário

O que é?

Este método consiste em determinar o período em que se deve evitar o coito vaginal, mediante o cálculo antecipado do provável dia da ovulação, variável de mulher para mulher, tendo como base a duração de uma série de ciclos anteriores.

1. Ciclo da mulher de acordo com a fertilidade

Qual o seu modo de utilização?

Para que este seja eficaz, é preciso registar a duração de seis a doze ciclos menstruais consecutivos, de modo a determinar-se o mais curto e o mais longo, informações a partir das quais são realizadas cálculos matemáticos que permitem estabelecer o período em que se deve manter a abstinência sexual.


Existem várias formas para que estes cálculos sejam corretos. Uma das formas mais simples consiste na subtracção de 20 ao número de dias do ciclo mais reduzido e do ciclo mais longo, o que permite obter dois valores, em que o primeiro corresponde ao primeiro dia do ciclo a partir do qual se deve evitar o coito e o segundo ao dia do ciclo até ao qual se deve manter a abstinência sexual.

Por exemplo, caso um ciclo mais curto seja de 27 dias e o mais longo de 32, os cálculos dariam estes resultados: 27 - 20 = 7; 32 - 20 = 12. Neste exemplo, o período de abstinência deve prolongar-se desde o sétimo dia do ciclo até ao décimo segundo, considerando o dia de início do período como o primeiro do ciclo.

2. Cálculo do período fértil da mulher

Grau de eficácia

O grau de eficácia deste método é baixo, pois os ciclos sexuais na mulher podem ser irregulares, fazendo com que uma potencial relação sexual no período errado possam levar a uma gravidez indesejada.

Vantagens

  • O método do calendário favorece o conhecimento dos períodos de menstruação e fertilidade de cada mulher.

  • O método do calendário não apresenta efeitos colaterais

Desvantagens

  • O método do calendário exige um certo grau de disciplina na mulher nas anotações mensais de seu ciclo menstrual e necessita de abstinência ou uso de um preservativo nos dias férteis.

  • Este método não deve ser utilizado no período em que a mulher estiver a amamentar, pois a menstruação desregula a ovulação e o período fértil.

  • Este método necessita de treino para cálculo do período fértil, no mínimo de 6 meses para que não haja um risco elevado de gravidez.

  • Não previne contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

  • Não é recomendado para adolescentes, pois pode ocorrer falhas.

Fontes: Medipédia "Métodos contraceptivos naturais" (http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=791)

Slideshare "Métodos contraceptivos 9º ano" (http://pt.slideshare.net/SofiaCristinaRibeiro/mtodos-contraceptivos-9-ano)

Imagens: 1. A Gravidez "Método do calendário" (http://www.agravidez.com/wp-content/uploads/m%C3%A9todo-do-calend%C3%A1rio.jpg)

Contraceptivos 8ºB (https://contraceptivos8b.files.wordpress.com/2010/05/imagem12.png)

bottom of page