top of page

Preservativo Feminino

O que é?

Os preservativos femininos, popularmente conhecidos como camisinha feminina, são um produto usado durante o decurso de uma relação sexual para prevenir a gravidez e evitar doenças sexualmente transmissíveis como a SIDA, gonorreia e sífilis.


1. Preservativos femininos com cores

O preservativo feminino foi inventado há mais de 15 anos pelo dinamarquês Lasse Hessel. Ele é usada internamente pela mulher e impede fisicamente o esperma do homem de entrar no organismo da mulher.


Como é constituído e como funciona?

É fabricado em poliuretano, pelo que se pode associar a lubrificante oleoso.

Pode ser colocado na vagina até 8 horas antes da relação; não é necessária a retirada imediata do pénis após a ejaculação. Pode ser mais fácil de utilizar do que o masculino, em caso de disfunção erétil. É mais resistente que o preservativo masculino de látex, e não provoca alergias. Tem 17 centímetros de comprimento por 8 cm de largura. Possui um anel interior que facilita a sua colocação e um anel exterior que fica a cobrir a área labial. O primeiro anel, que fica no interior da vagina, tem 5,5 cm de diâmetro e funciona como o dispositivo de inserção e fixação, ajustando-se ao fundo da vagina. O segundo anel fica do lado de fora da vagina, mede cerca de 7 cm de diâmetro e cobre a vulva.


2. Presevativo feminino

Com uma das mãos a mulher introduz o preservativo na vagina de forma semelhante à que usa para a introdução de um tampão higiénico, deixando o anel maior do lado de fora. O anel interno deve ser acomodado no final da vagina. De acordo com o manual de instruções, a mulher sente quando o preservativo está bem colocado.

O acto sexual ocorre normalmente e o parceiro ejacula dentro do saquinho, que é retirado quando se puxa o anel externo, após fechar o saco com uma pequena torção deste anel, tal como se faria no preservtivo masculino.


3. Como colocar o preservativo feminino

Grau de eficácia

Alguns primeiros testes sugeriram que o preservativo feminino ofereceria melhor proteção do que o preservativo masculino, porém testes mais aprofundados descobriram que o preservativo feminino era menos eficiente que o preservativo masculino para a maioria das pessoas.


Um Estudo do FDA (órgão americano que regula medicamentos) sobre a eficiência do perservativo feminino descobriu uma taxa de gravidez de 26% ao ano com o seu uso. O estudo do mesmo órgão sobre a eficiência da camisinha masculina descobriu uma taxa de gravidez de 15% ao ano.

Também de acordo com o "Contraceptive Technology: Eighteenth Revised Edition" a taxa de gravidez com o uso típico do perservativo feminino é de 21% ao ano. Já a taxa de com o uso correto do preservativo feminino é de 5% ao ano. Comparativamente, o pereservativo masculino tipicamente mais usado tem uma taxa de gravidez de 15% ao ano e usado de forma correta de 2% ao ano.



Vantagens e desvantagens

Tal como qualquer método contracetivo, o preservativo feminino tens as suas vantagens e desvantagens:

4. Esquema sobre as vantagens e desvantagens do preservativo feminino

Fontes: Contraceção "Preservativo feminino" (http://www.contracecao.pt/PT/Metodos-Contracetivos/Por-tipo/Outros-metodos/Preservativo-feminino?)

Mulher Portuguesa "Femidom - o preservativo feminino" (http://www.mulherportuguesa.com/saude/o-ciclo-menstrual/femidom-o-preservativo-feminino/)

Copacabana runners "Camisinha feminina ou preservativos femininos" (http://www.copacabanarunners.net/camisinha-feminina.html)

Imagens: 1. Sexualidade "Resumo dos métodos contraceptivos Mecânicos..." (http://sexualidadeadolescente.blogs.sapo.pt/2840.html)

2. Our Bodies Selves "Female Condoms" (http://www.ourbodiesourselves.org/health-info/the-female-condom/)

3. Portal 1001 "COAS de Caruaru distribui preservativo feminino para a população" (https://portal1001.wordpress.com/2013/05/09/coas-de-caruaru-distribui-preservativo-feminino-para-a-populacao/)

4. Slideshare "Métodos contraceptivos(barreiras)" (http://pt.slideshare.net/ap3bmachado/mtodos-contraceptivosbarreiras)

bottom of page