top of page

Método do muco / Método de Billings

O que é e no que se baseia?

É um método que se baseia na sensação de secura ou húmidade na vulva e na observação das alterações sofridas pelo muco, que se forma, devido às glândulas do colo do útero que segregam hormonas sexuais feminas ao longo do ciclo menstrual, o que se torna perceptível à mulher aquando das secreções presentes na vagina, mais propriamente, na vulva.

Por norma, o colo uterino está coberto por uma mucosidade espessa que serve de barreira para impedir que substâncias exteriores penetrem na vagina e possam entrar na cavidade uterina, provocando assim infecções. Se o muco continuasse sempre espesso e desapropriado á fecundação durante todo o ciclo menstrual, os espermatozóides não conseguiriam penetrar e progredir com facilidade. Para evitar esta situação, o organismo dispõe de um sistema hormonal, que faz com que uns dias antes da ovulação essa mucosidade espessa se torne mais fluída, e assim, em caso de relações sexuais nesse período, os espermatozóides podem penetrar na vagina e fecundar o óvulo com maior facilidade.


1. Esquema sobre o aspeto do muco ao longo do ciclo da mulher

Modo de utilização/Como funciona


  • A mulher deve observar o muco e suas respetivas caraterisiticas, retirando da vagina se necessário.

  • O muco, em fase infértil da mulher, é pouco elástico quando distendido entre os dedos. (Altura em que não há possibilidade ainda de fecundação, logo não é "necessário" tornar o meio propicio aos espermatozoides e expôr-se mais facilmente a infecções).

  • Na fase fértil, ao contrário, o muco torna-se bastante elástico. (Como na teoria sabemos, em altura fértil o organismo da mulher começa a produzir hormonas que induzem à alteração das caracteristicas do muco, ficando ele mais elástico, transaparente e fluído, tornando assim o "meio" mais apropriado aos espermatozoídes o que levará à fecundação).

  • É a observação diária do muco e atenta de evolução das suas características, que irá permitir à mulher identificar os dias férteis, durante os quais não deverá ter relações sexuais desprotegida.


2. Esquema da elasticidade do muco nos períodos infértil e fértil

Vantagens

  • Não necessita da utilização de qualquer substância química ou um dispositivo.

  • Não interfere com o mecanismo normal do ciclo sexual.

  • De entre os métodos contracetivos, este é um dos que é aceites pela Igreja Católica.

  • Seguido à regra tem um elevado grau de eficiência.

Desvantagens

  • Não protege contra as doenças sexualmente transmissiveis.

  • Há sempre risco, não previne a 100%.

  • Exige um determinado grau de sabedoria para saber interpretar as caracteristicas do muco.

Grau de eficácia

Como sabemos, os métodos naturais, por sua própria causa (serem naturais), de não serem "medicamente trabalhados" não garantem a 100% uma prevensão da gravidez. A Organização Mundial de Saúde estabeleceu que, quando se utiliza correctamente, a sua fiabilidade pode chegar a ser da ordem de 97,8%. Isto quer dizer que, por cada cem casais que utilizarem o método, 3 a 4 mulheres num ano, podem eventualmente ficar grávidas.

Fontes: Manual "Terra, universo de vida 12" Biologia - 12º ano

Medipédia "Métodos contraceptivos naturais" (http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=791)

Bioética na aldeia "O método do muco cervical ou de Billings" (http://vida.aaldeia.net/metodo-muco-cervical-billings/) Tua Saúde "Muco cervical" (http://www.tuasaude.com/muco-cervical/) Ministério da Saúde - Direção-Geral da Saúde "Saúde Reprodutiva - Planeamento Familiar" (http://www.spdc.pt/files/publicacoes/11230_2.pdf)

Imagens: 1. Gravidez e Maternidade "Contracepção" (http://gravidezematernidade.weebly.com/meacutetodos-contraceptivos.html) 2. Tua Saúde "Muco cervical" (http://www.tuasaude.com/muco-cervical/)

bottom of page