top of page

Diafragma

O que é?

O diafragma é uma cúpula de borracha constituída por um anel ou aro flexível e uma película fina de látex, borracha ou silicone. Foi primeiro comercializado na década de 1880. Hoje em dia é pouco utilizado, para além de que, tal como o preservativo feminino, não é comercializado em Portugal.

Como funciona

O diafragma funciona como uma barreira pois, ao ser colocado no colo do útero, impede a passagem dos espermatozoides, mantendo-os longe das trompas de Falópio onde, numa destas, se encontra o óocito II (apenas se utiliza o termo óvulo após a fecundação).

1. Localização do diafragma na zona genital da mulher

Como utilizar

Antes de se começar a utilizar o diafragma é essencial consultar um médico que possa esclarecer dúvidas importantes para que a utilização deste método contracetivo seja a mais correta possível.


Após se decidir que este é o método a utilizar, o médico irá determinar o tamanho do diafragma a ser usado pela mulher através de um exame ginecológico, visto o tamanho ser imprescindível para que não ocorra uma gravidez indesejada. Esta medida determinada pelo médico deve ser reavaliada em caso de cirurgia pélvica (região pélvica abrange o útero, os ovários, a bexiga, as trompas de Falópio e a uretra), de ganho ou perda de peso acentuados ou após um parto.


O diafragma deve ser colocado pela primeira vez na presença dum médico para que este possa verificar se foi inserido corretamente e, se não o foi, ajudar a utente a aprender como o colocar.


Ao contrário de outros métodos não naturais mecânicos que são descartáveis após a primeira utilização, o diafragma tem uma duração de cerca de 3 anos. No entanto, não pode ser utilizado durante o período menstrual.


Esta cúpula pode ser colocada minutos ou horas antes de se realizar o ato sexual e só pode ser retirada, no mínimo, entre 6 a 8 horas após a realização do dito ato. O diafragma não pode permancer colocado mais de 24 horas pois há o risco de ocorrem infeções. No caso de se utilizar um espermicida (método contracetivo não natural químico) - muito aconselhado por especialistas por aumentar o grau de eficácia do diafragma - este deve ser colocado à volta do anel e no interior da cúpula e o diafragma em si deve ser colocado 15 a 20 minutos após a utilização do método químico.


A limpeza do diafragma é fundamental para a sua conservação e para a saúde da mulher que o utiliza. Por isso, depois de ser utilizado deve ser lavado, seco e guardado numa caixa própria.

O uso deste método não é recomendado a mulheres virgens ou que tenham problemas no colo do útero. Para além disso, não deve ser utilizado por mulheres que sofram de cistocelo ou prolapso da bexiga (deslizamento da parede anterior da vagina), de rectocelo ou prolapso do reto na vagina (colapso da parede de trás da vagina) ou de prolapso uterino (deslocamento do útero); por mulheres que tenham lacerações vaginais, que sejam alérgicas ao material (látex, borracha ou silicone) ou ao espermicida.

Caso tenham curiosidade acerca de cada uma destas condições fisiológicas podem observar os seguintes esquemas explicativos:

Grau de eficácia

Os métodos contracetivos não naturais mecânicos têm graus de eficácia muito mais elevados do que os métodos contracetivos naturais porque foram estudados e criados com o objetivo de impedirem a ocorrência de uma gravidez sem falhar. Porém, nenhum método é perfeito ao ponto de ter um grau de eficácia de 100%.


O diafragma possui um grau de eficiência de, aproximadamente, 85%, se usado corretamente. Este valor significa que, no período de um ano, 15 em cada 100 mulheres engravidam ao usarem este método. Apesar destes valores parecerem elevados, são na verdade apenas razoáveis comparados com outros métodos muito mais eficazes.


8. Esquema explicativo sobre eficácia de vários métodos contracetivos

INFORMAÇÃO ADICIONAL: Para mais informações sobre métodos contracetivos não naturais químicos, os quais não são discutidos neste jornal, visitem o site http://biologiaecenas.tumblr.com/

Vantagens

O uso do diafragma traz bastantes benefícios para a sua utilizadora, tais como:

  • Diminui o risco de DIP (doença inflamatória pélvica)

  • Diminui o risco de cancro no colo do útero

  • Não causa efeitos sistémicos (efeitos que ocorrem em órgãos ou sistemas causados por medicamentos)

  • Não interfere no ato sexual

Desvantagens

Tal como qualquer outro método, o diafragma também possui as suas desvantagens. Algumas destas são:

  • Não protege contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), sendo necessário estar sobre constante observação médica

  • Aumenta o risco de infeções urinárias

  • É difícil de inserir para iniciantes

  • Possui um odor muito desagradável

Vídeo "Diafragma para usuária"

Fontes: Manual "Terra, universo de vida 12" Biologia - 12º ano, Página 47

Gineco.com.br "Métodos Contraceptivos - Diafragma" (http://www.gineco.com.br/saude-feminina/metodos-contraceptivos/diafragma/)

Ministério da Saúde - Direção-Geral da Saúde "Saúde Reprodutiva - Planeamento Familiar" (http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i005991.pdf)

Biologia Net "Diafragma" (http://www.biologianet.com/embriologia-reproducao-humana/diafragma.htm)

Wikipédia "Diafragma (contracetivo)" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Diafragma_(contracetivo))

Unidade de Educação Sexual "Métodos contraceptivos não naturais mecânicos" (http://ues-epn.blogspot.pt/2010/01/metodos-contraceptivos-nao-naturais_22.html)

Slideshare "Métodos contraceptivos" (http://pt.slideshare.net/veronicasilva/mtodos-contraceptivos-1526809)

Imagem "As mil e uma cirurgias pélvicas" (http://imgsapp.sites.uai.com.br/app/noticia_133890394703/2014/07/10/149286/20140707104258706509u.jpg)

Wikipédia "Fármaco - Efeitos que resultam da ação dos fármacos" (https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1rmaco#Efeitos_que_resultam_da_a.C3.A7.C3.A3o_dos_f.C3.A1rmacos)

Sapo Lifestyle "Cistocelo" (http://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/cistocelo)

Sapo Lifestyle "Prolapso genital" (http://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/prolapso-genital?artigo-completo=sim)

Slideshare "Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos" (http://pt.slideshare.net/TharasOnline/direitossexuaisdireitosreprodutivosemtodos)

Imagens: 1. Biologia Net "Diafragma" (http://www.biologianet.com/embriologia-reproducao-humana/diafragma.htm)

2. Slideshare "Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos" (http://pt.slideshare.net/TharasOnline/direitossexuaisdireitosreprodutivosemtodos)

3. Enciclopédia Sexual "Métodos anticoncepcionais e DST’s" (http://enciclopediasexual.com/metodos-anticoncepcionais-e-dsts/)

4. Fisioterapia para todos "Prolapso da bexiga" (http://www.fisioterapiaparatodos.com/p/wp-content/uploads/2015/03/cistocele-prolasso-vescica-1-400x594.jpg)

5. Tribunal Hoje "Prolapsos genitais: O que são, como tratar e como prevenir" (http://www.tribunahoje.com/blog/8440/debora-guedes/2014/02/16/prolapsos-genitais-o-que-so-como-tratar-e-como-prevenir.html)

6. Look for diagnosis "Cistocele" (http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Cistocele&lang=3)

7. Look for diagnosis "Prolapso Uterino" (http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Prolapso+Uterino&lang=3)

8. Medicina Net "Contracepção" (http://www.medicinanet.com.br/conteudos/acp-medicine/5460/contracepcao_%E2%80%93_carrie_cwiak_sarah_l_berga.htm)

bottom of page