top of page

Interrupção do Coito

O que é?

A interrupção do coito consiste na remoção do pénis da vagina, onde anteriormente estava inserido, de modo a ocorrer a ejaculação (libertação de esperma) fora do organismo da mulher. É um dos métodos contracetivos mais antigos, datando desde a sua origem até aos tempos de hoje, mais de 2000 anos de existência.

Grau de eficácia

Tal como a maioria dos métodos contracetivos naturais, o seu grau de eficácia ou de eficiência no impedimento de uma gravidez é bastante baixo, variando entre 20% e 30%.

Porém, de acordo com estudos realizados, a probabilidade da mulher engravidar quando o seu parceiro utiliza este método depende da frequência desta utilização.

Durante o período de um ano:

  • Casais que utilizem este método mais do que uma vez ou regularmente, a probabilidade de acontecer uma gravidez é entre 15% e 28%

  • Casais que utilizem este método em todas as suas relações sexuais, a probabilidade de acontecer uma gravidez ronda os 4%

Apesar destes valores parecerem baixos, ou seja, da probabilidade da mulher engravidar utilizando este método ser aparentemente baixa, comparando com outros métodos contracetivos, estes valores são na verdade bastante elevados.


O baixo grau de eficácia da interrupção do coito deriva de vários fatores: primeiro, da falta de autocontrolo do homem em conter a ejaculação (podendo este ser um processo complicado para o mesmo), visto poder ocorrer uma gravidez à mínima libertação de esperma, e, consequentemente espermatozoides, na vagina da mulher; segundo, da libertação de líquidos pré-ejaculatórios (produzidos na Glândula de Cowper quando há uma estimulação sexual), que têm como função neutralizar a acidez da uretra e preparar a passagem para o esperma, podendo estes líquidos conter espermatozoides.

Vantagens

Apesar de não ser um método contracetivo muito aconselhável de se utilizar, tal como qualquer outro, possui as suas vantagens. Em baixo encontram-se algumas:

  • Não tem qualquer custo

  • Não há restrições de uso (quem quiser pode utilizar)

  • Não apresenta efeitos secundários físicos nem hormonais

  • Utilização fácil e acessível

  • Não necessita de receita médica

  • Não implica a utilização de aparelhos artificiais

Desvantagens

No entanto, possui tantos ou mais prejuízos do que benefícios. Em baixo encontram-se alguns:

  • Não protege contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), sendo necessário estar sobre constante observação médica

  • O líquido pré-ejaculatório pode conter espermatozoides

  • Existe dificuladade em controlar a ejaculação

  • Grau de eficácia bastante baixo

Fontes: Gineco.com.br "Métodos Contraceptivos - Coito interrompido" (http://www.gineco.com.br/saude-feminina/metodos-contraceptivos/coito-interrompido/)

Wikipédia "Coito interrompido" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Coito_interrompido)

Slideshare "Métodos contraceptivos naturais" (http://pt.slideshare.net/zeopas/metodos-contraceptivos-naturais)

Bayer HealthCare: Pharmaceuticals "Métodos naturais ou tradicionais" (http://www.bayerpharma.com.br/pt/areas-terapeuticas/saude-de-a-a-z/contracepcao/outros-metodos/metodos-naturais/)

Prazer com segurança "Interrupção do coito" (https://prazercomseguranca.wordpress.com/metodos-contracetivos-nao-naturais-mecanicos/abstinencia/interrupcao-do-coito/)

Saúde Direta "Planeamento Familiar: um manual global para profissionais e serviços de saúde - Coito interrompido" (http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1340374229Portuguese-Chapter18.pdf)

Wikipédia "Fluido pré-ejaculatório" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Fluido_pr%C3%A9-ejaculat%C3%B3rio)

Linha de planeamento familiar "Coito interrompido" (http://linhaplaneamentofamiliar.blogs.sapo.pt/130859.html)

Imagens: 1. Slideshare "Sistema Reprodutor Masculino" (http://pt.slideshare.net/BetaniaAlpoim/sistema-reprodutor-masculino-50889428)

2. Wikipédia "Fluido pré-ejaculatório" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Fluido_pr%C3%A9-ejaculat%C3%B3rio

bottom of page