top of page

DIU (Dispositivo intra uterino)

O que é?

É um método contracetivo de longa duração que tem de ser colocado por um médico especializado e que pode durar entre 5 e 10 anos, conforme a marca e qualidade do produto. É uma pequena peça de plástico recoberta com cobre, que é colocado no útero da mulher. Há diferentes tipos de DIU, sendo os que bombeiam hormonas denominados por SIU e os sem hormonas mas constituidos por cobre denominados por DIU.


1. Alguns tipos de dispositivos intra uterinos existentes

Modo de utilização/Como funciona

Funciona de três modos principais: perturbando a fecundação, impedindo que o ovo fecundado se fixe à parede do útero e inutilizando os espermatozóides pelo efeito do cobre. Tanto o DIU como o SIU impedem que os espermatozóides fecundem o óvulo através de uma resposta inflamatória. Adicionalmente também criam uma barreira mecánica à implantação do ovo nas paredes do útero (endométrio) caso tenha ocorrido a fecundação. Visto que o DIU, torna muco cervical da mulher pouco apropriado para os espermatozóides (dificultando assim a sua mobilidade), mas maioritariamente provoca alterações no endométrio da mulher tornando-o mais fino, fazendo com que seja praticamente impossivel a nidação. SIU - é exercida a libertação de hormonas que alteram o endométrio, impedindo a nidação. DIU - alteração do endométrio e inutilização dos espermatozóiedes devido à actuação do cobre.

- atrofia e adelgaçamento glandular do endométrio,que inibe a implantação do ovo ao útero. Depois da insersão do diu/siu deve ser efectuada uma avaliação num período de três meses após a sua insersão e uma vez por ano ou com maior frequência se for clinicamente indicado.



Como é colocado?


  • Durante um exame ginecológico, um instrumento chamado espéculo é introduzido na vagina para visualizar o colo do útero, que é desinfectado.

  • O médico usa então um pequeno instrumento para medir o útero e verificar a sua posição.

  • O DIU é então inserido no útero através duma cânula fina e flexível (o tubo de inserção).


2. Colocação do DIU

Quando é colocado o DIU?

  • O DIU deve ser colocado preferencialmente nos primeiros 12 dias do ciclo, ou em qualquer altura, em que esteja excluída a possibilidade da existência de gravidez.

  • Quando há dúvidas quanto à possibilidade de gravidez, o DIU não deve ser colocado na semana que antecede a menstruação.

  • Imediatamente após um aborto do 1º trimestre (menos de 13 semanas)

  • 6 semanas após o parto ou o aborto tardio.

  • Imediatamente em substituição de outro que foi retirado.

  • Como contracepção de emergência, até 5 dias após a relação sexual desprotegida.

  • Em qualquer momento, nas mulheres que fazem correctamente a contracepção hormonal (pílula, anel vaginal ou adesivo transdérmico).

Todas as mulheres o podem usar?

O DIU pode ser utilizado por todas as mulheres, estando principalmente indicado em mulheres que já tiveram filhos. Pode ser colocado após o parto pois não interfere com a amamentação. O DIU pode também ser usado como contracetivo de emergência quando colocado até 5 dias após uma relação sexual não protegida (sendo o mais parecido à pilula do dia seguinte). O DIU está não é aconcelhado a mulheres que sejam portadoras de malformações uterinas, alergia ao Cobre, anomalias do útero que distorcem o local onde será colocado o DIU (endométrio), perda de sangue durante ou fora da menstruação de causa não identificada, antecedentes de infeção do útero recente ou antecedentes de cancro relacionado com a gravidez.

Grau de eficácia

A sua eficácia é igual ou superior a 99%. Em cada 100 mulheres que usem o DIU durante um ano, apenas 0,1 a 2 mulheres irão ficar grávidas. Se compararmos este número com o número de mulheres sexualmente activas que anualmente ficam grávidas quando não usam contraceptivos (cerca de 80 em cada 100 mulheres), a possibilidade de gravidez é muito baixa. A eficácia é maior nas mulheres que já tiveram filhos e nas mais velhas. Os DIU mantêm a mesma eficácia durante vários anos (pelo menos 5 anos, mas este número tem vindo a aumentar) e devem permanecer no útero até um ano após a última menstruação - menopausa.



Vantagens


  • Método contractivo de longa duração (ente 5 e 10 anos)

  • 99% de eficácia

  • Discreto (pois a mulher é a única que sabe que está a usar)

  • Como e de fácil utilização

  • Não perde eficácia em situações de vómitos ou diarreias, ao contrário de outros métodos

  • É um contracetivo reversivel de longa duração

  • Não interfere com as relações sexuais

  • Não é necessário tomar comprimidos diariamente

Desvantagens

  • Não protege contra as doenças sexualmente transmissiveis

  • A sua insersão pode ser um pouco dolorosa

  • Menstruações mais longas e abundantes (podendo causar a anemia)

  • Infecção do útero (um risco muito pequeno, acontece em cerca de 2% das mulheres apenas

Vídeo "Inserção do DIU"

Fontes: Contraceção "DIU / SIU - Lembra-te" (http://www.contracecao.pt/PT/Metodos-Contracetivos/Por-tipo/DIU-SIU/Lembra-te?27) Direito de Escolha "DIU de cobre" (http://www.direitodeescolha.com.br/metodos-contraceptivos/diu-de-cobre)

CNO lx - Centro Médico "DIU - Dispositivo Intra Uterino" (http://www.cno-lx.com/v2/index.php/biblioteca/diu#1) Gineco.com.br "DIU e SIU" (http://www.gineco.com.br/saude-feminina/metodos-contraceptivos/diu-e-siu/) MD. Saúde "DIU de cobre e DIU Mirena - anticoncepcional intra-uterino" (http://www.mdsaude.com/2014/06/diu-mirena.html)

Imagens: 1.Um Como "Como funciona o DIU - Dispositivo Intra Uterino" (http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/como-funciona-o-diu-dispositivo-intra-uterino-3372.html) 2. Slideshare "Métodos contraceptivos diu" (http://pt.slideshare.net/zeopas/mtodos-contraceptivos-diu)

bottom of page